Perícias em Acidentes de Trânsito
Através da Perícia pode-se descobrir a real causa do ocorrido, é realizado uma análise de todos os fatores envolvidos diretamente e indiretamente, identificando as possíveis fatores e culpados do sinistro, em alguns casos pode-se concluir que as partes envolvidas diretamente não foram responsáveis pelo acidente, sendo esta responsabilidade de um terceiro fator não percebido inicialmente.
Em acidentes de trânsito, são vários os fatores contribuintes estudados, sendo os principais: o ambiental, o viário, o veicular e o humano. Através da investigação e estudo de cada um destes fatores pelos vestígios deixados no contato entre corpos, o perito inicialmente reconstrói o sinistro, para depois transformá-lo em um modelo matemático baseado em leis da física.
Analisada a dinâmica do evento, e a partir dos dados obtidos no processo de investigação e/ou estudo, passa o perito a determinar as velocidades dos corpos e os fatores causadores da colisão. Obtidos os resultados, estuda-se então a inevitabilidade do acidente, fato mais importante na determinação do resultado. Este estudo também é baseado em modelos matemáticos que levam em conta o tempo de reação dos envolvidos e as distâncias e tempos necessários para se evitar a colisão.
Miguel Ângelo Gonçalves
Engenheiro Civil, perito em acidentes de trânsito.
Fones 54 3331-1647 / 9 9649-1717
Rua Silva Jardim, 336 – Centro, Carazinho/RS